Liverpool e Manchester City duelam pela liderança da Premier League

Liderança do campeonato, rivalidade entre treinadores e hegemonia. Liverpool e City duelam neste domingo pela Premier League (10)
Manchester City e Liverpool se enfrentam pela Premier League (Imagem: Getty Imagens)
Manchester City e Liverpool se enfrentam pela Premier League (Imagem: Getty Imagens)

Desde 2018, Liverpool e Manchester City hegemonizam os títulos da Premier League. Nos últimos 6 anos, a equipe de Manchester venceu 5 vezes o campeonato inglês, sequência quebrada por um Liverpool avassalador da temporada 2019-20. 

A rivalidade entre os dois clubes de cidades antagonistas na terra da Rei cresceu neste período, e esse duelo tem um charme especial no comando técnico de ambas as equipes. Jürgen Klopp e Pep Guardiola são dois dos principais técnicos do século XXI.

Em entrevista recente, o técnico dos Reds disse não saber com certeza se ele e o adversário de amanhã se gostam, contudo, é notável o respeito existente um pelo outro. Somados, os dois comandantes possuem na carreira 50 títulos conquistados, o que impressiona e demonstra o tamanho de ambos.

Confronto valendo a liderança da Premier League em Anfield

Olhando para a temporada atual, pode-se dizer que as coisas não mudaram muito. Liverpool e City seguem disputando os principais títulos do futebol inglês, e nesse domingo duelam pela liderança do campeonato. A equipe de Kloop lidera com 63 pontos, um ponto acima dos tubarões de Manchester, que estão na segunda posição do campeonato. 

Contudo, em campo, não somente a liderança do campeonato está em jogo, os “Reds” estão vivenciando a última temporada do carismático treinador alemão, e querem quebrar a hegemonia dos “Cityzens”, que venceram as últimas 3 Premier League.

Entretanto, do lado azul do certame, os tubarões querem dar sequência a sua dominância local, e enxergam esse duelo como a principal oportunidade de reassumir o trono da liderança do campeonato inglês.

Equilíbrio recente na Premier League contrasta com a história

Historicamente, a equipe da terra dos Beatles possui uma larga vantagem de 43 vitórias nos confrontos contra a equipe azul de Manchester. Entretanto, nos últimos anos, pode-se dizer que a história mudou de figura. Nas últimas dez partidas, o equilíbrio prevaleceu, com três vitórias para cada lado e quatro empates.

Esse equilíbrio mostra o quanto a era Guardiola colocou os tubarões em um patamar elevado, disputando e vencendo carrascos históricos. Essa mudança é sintomática contra os “Reds”, que amargaram vice-campeonatos perdidos de forma dolorosa para a máquina de Guardiola, como, por exemplo, a temporada 2018-19, e mesmo fazendo incríveis 97 pontos, o Liverpool perdeu a Premier League.

Opinião do setorista

Em suma, o duelo promete fortes emoções e ocorre neste domingo (10), às 12h45 no horário de Brasília, com transmissão da ESPN. O confronto das equipes que mais venceram campeonatos na Inglaterra nos últimos anos, escreverá mais um capítulo desta rivalidade que cresceu com os dois treinadores. Portanto, será mais um jogo de arrepiar, e o vencedor estará muito próximo de conquistar a liga mais forte e difícil do mundo

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *