Qual o valor do seu time de futebol? Conheça os 30 mais valiosos do Brasil

Recentemente a Forbes divulgou um estudo com os times de maior valor no futebol do Brasil. Ancorada no serviço da SportValue, que desde 2020 realiza o valuation (valor de mercado) dos TOP 30 clubes brasileiros, entenda como isso foi feito.
valor
(Foto: Reprodução/Freepik)

Recentemente a Forbes divulgou um estudo com os times de maior valor no futebol do Brasil. Ancorada no serviço da SportValue, que desde 2020 realiza o valuation (valor de mercado) dos TOP 30 clubes brasileiros, entenda como isso foi feito.

Valor dos times de futebol brasileiro

Confira, antes de mais nada, quais os 30 times mais valiosos do Brasil e os respectivos valores a eles atribuídos.

  • Flamengo – R$ 4.5 bilhões
  • Palmeiras – R$ 3.5 bilhões
  • Corinthians – R$ 3 bilhões
  • Atlético-MG – R$ 2.9 bilhões
  • São Paulo – R$ 2.2 bilhões
  • Internacional – R$ 2,1 bilhões
  • Athletico-PR – R$ 2 bilhões
  • Fluminense – R$ 1,4 bilhão
  • Red Bull Bragantino – R$ 1,1 bilhão
  • Santos – R$ 1,1 bilhão
  • Grêmio – R$ 1 bilhão
  • Fortaleza – R$ 636 milhões
  • Cruzeiro – R$ 610 milhões
  • Botafogo – R$ 598 milhões
  • América-MG –  R$ 582 milhões
  • Coritiba – R$ 565 milhões
  • Vasco da Gama –  R$ 503 milhões
  • Sport – R$ 468 milhões
  • Bahia – R$ 459 milhões
  • Atlético-GO – R$ 450 milhões
  • Ceará  – R$ 420 milhões
  • Goiás  – R$ 339 milhões
  • Cuiabá  – R$ 311 milhões
  • Guarani – R$ 293 milhões
  • Santa Cruz  – R$ 263 milhões
  • Avaí – R$ 262 milhões
  • Náutico – R$ 246 milhões
  • Ponte Preta – R$ 241 milhões
  • Juventude – R$ 218 milhões
  • Portuguesa -SP – R$ 184 milhões
Valor atribuído aos clubes brasileiros pela consultoria SportsValue

No ranking nacional, o TOP 5 é formado por times do sudeste brasileiro, ao passo que o TOP 10 contempla apenas times das regiões sul e sudeste. Destaque para os times de São Paulo, que juntos somam cinco desses 10 clubes. Assim, conforme o estudo, pode estimar que o futebol brasileiro vale aproximadamente R$ 33,2 bilhões.

Como atribuir valor a um time de futebol?

Para entregar o valuation dos clubes, a consultoria adotou o seguinte método:

(SportsValue) https://www.sportsvalue.com.br/wp-content/uploads/2024/01/Valuation-Top-30-clubes-4a.edicao.pdf. Acesso em 24 de fevereiro de 2024.

Compreender os valores é fundamental para entender a atual dinâmica do futebol brasileiro. Para chegar onde chegou, a consultoria valeu-se de metodologia própria. Por isso, não basta considerar apenas o que o clube já possui no quesito financeiro, mas também no potencial de desenvolvimento. Uma espécie de previsão do futuro assistida por métricas estatísticas. Sendo assim, o Red Bull Bragantino teve uma valorização de R$ 315 milhões em relação ao ano anterior. Essa valorização ocorreu sem que o clube tenha tornasse público as finanças da instituição.

Desse modo, para chegar aos resultados apresentados, a empresa contabilizou os ativos financeiros e a marca de cada clube. O cálculo foi feito do seguinte modo:

– Divisão dos ativos financeiros dos clubes em três diferentes blocos:

  1. Circulante e imobilizado – Como o próprio nome diz, o valor circulante refere-se ao dinheiro que o clube tem em circulação, como o dinheiro em caixa, com o banco e em aplicações financeiras. Já o imobilizado refere-se ao estádio, CT e outras edificações.
  2. Jogadores – Valor do elenco, calculado em conjunto ao Football Benchmark. Consideraram, portanto, o valor atual do plantel, acrescido aos gastos para formação de jogadores da base.
  3. Competições – Aqui, considerou-se as receitas garantidas, oriundas das competições que cada clube disputará.

Somado ao valor total dos ativos listados acima, foi o valor da marca de cada clube. Para calcular esse valor, dispuseram de três categorias:

  1. Potencial de consumo da marca
  2. Potencial esportivo
  3. Receitas da marca

Concluiu-se que, dos R$ 33,2 bilhões avaliados no correr dos 30 times, a distribuição dos valores é a seguinte:

  1. Ativos circulantes e imobilizados – R$ 12 bilhões
  2. Valor da Marca – R$ 9,4 bilhões
  3. Ativos de jogadores – R$ 8,6 bilhões
  4. Ativos de competições – R$ 3,2 bilhões

Realizar o valuation de uma empresa já é rotina há algum tempo no mercado. Recentemente, com os novos modelos de gestão que o futebol brasileiro vem incorporando, essa tornou-se uma prática comum também nesse segmento. Não à toa, dizia-se, antes ainda da “SAFização” do futebol brasileiro, em clubes empresas.

Valor x Preço

Como visto, o valor de um clube atinge parâmetros nem sempre claros e precisos, devendo, portanto, medir não apenas um período específico, como o ano de 2023, mas também o período futuro. Em contrapartida, o preço é justamente o valor monetário que representa um tempo único, exato. Quanto Ronaldo esteve disposto a pagar para comprar o Cruzeiro em dezembro de 2021? Hoje, o preço seria o mesmo? Logo, não faz muito sentido comparar o valor de mercado dos clubes ao seu desempenho recente.

Antes de mais nada, é importante ressaltar que o valor de um clube é diferente do seu preço. Assim, ao estimar o valor de determinada instituição futebolística, não se deve esperar que o clube ou um seu representante conseguiriam, de imediato, ter em mãos o valor que atribuído.

A régua que mede os clubes de forma mais material. Inicialmente, o número de títulos, seguido pelo tamanho da torcida e recordes de público. Talvez alguns amantes do futebol, inflamados, arrisquem ir até a exemplos menos concretos, como alguns fatos específicos da história, como combinações de quase títulos.

Mas afinal, quanto vale um time de futebol, o SEU time de futebol? Será possível abarcar os valores materiais e imateriais mencionados acima? Como valorar esses aspectos e agregá-los a outros mais “frios”, “duros”?

Futebol e valor

Deve ser lembrado que, ao iniciar no mundo do futebol e “escolher” um time, normalmente, herança de familiares mais próximos e queridos, não é comum preocupar-se com o valor monetário do clube. É comum que sejam listados diferentes comportamentos que o novo torcedor deve incorporar para verdadeiramente pertencer à torcida. Assim, percebe-se que o valor de um time, antes de ser algo concreto e palpável, está mais intimamente relacionado aos sentimentos, memória e identidade.

Mas o que significa ser um time valioso?

Afinal de contas, estar nas cabeças quando o assunto é valor de mercado garante títulos? Sim e não.

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *