Maior goleada da história do clássico entre Liverpool e Manchester United completa um ano

Veja como foi uma das maiores goleadas da história de um dos maiores clássicos do futebol
Liverpool vence Manchester United por 7 a 0 (Foto: Icon Sport)
Liverpool vence Manchester United por 7 a 0 (Foto: Icon Sport)

O Liverpool comemorou no dia 5 o aniversário de um ano de um dos maiores feitos da história do clube. Um dos maiores confrontos da Inglaterra, o clássico entre Liverpool x Manchester United, carrega consigo aspectos sociais e culturais que vão além do futebol.

A data especial para os torcedores de Manchester, afinal, há 146 anos, era fundado o Newton Heath LYR Football Club, primeiro nome da história do clube. Justamente neste dia, com crueldade, o aniversário de 145 anos de um dos clubes mais vitoriosos da história do esporte ficou marcado por um Liverpool avassalador.

Em 2023, Anfield foi o palco da partida, válida pela rodada 26ª da Premier League, os mais de 53 mil espectadores se surpreenderam com um Liverpool que, após um primeiro tempo razoável, virando a etapa com o placar em 1×0, voltou avassalador, e com dois gols de Cody Gakpo, Darwin Núñes e Mohamed Salah e um gol de Roberto Firmino, ainda no primeiro tempo, aplicaram a maior goleada da história do clássico.

O 7 x 0 ecoa na mente dos torcedores de ambos os times e marcou a história do futebol inglês, afinal, não é todo dia que se ganha um presente de aniversário tão amargo assim, ainda mais vinda do maior rival.

História do clássico Liverpool x Manchester United

Certo dia, alguém disse a célebre frase que “Clássico é clássico e vice-versa”. Entretanto, Liverpool e Manchester United transcendem o significado dessa frase. São antagonistas regionais e a rivalidade tem passagem carimbada nos livros de história.

A rixa entre as cidades se inicia no século XIX. Durante todo o século XVIII a cidade de Liverpool era a referência marítima inglesa, graças ao seu porto, porém, no século seguinte. Assim, a construção do canal de Manchester despertou chateação nos políticos da cidade vizinha. Dessa forma, a rivalidade entre foi criada.

Com a ascensão do futebol e dos dois clubes que carregam os nomes de suas respectivas cidades, era evidente que a rivalidade iria se transferir da história britânica para as quatro linhas. Liverpool e United protagonizaram duelos históricos e brigas ferrenhas pelo trono de maior campeão inglês. Até o momento, pertence aos “Red Devils”, os diabos vermelhos, apelido famoso do United, que ostenta 20 títulos ingleses contra 19 do Liverpool.

Porém, nos últimos anos, a situação vem mudando de figura. A despedida de Sir Alex Ferguson do comando técnico do clube de Manchester e o excelente trabalho feito pelo alemão Jürgen Klopp, em Liverpool, fez com que a dominância nos clássicos se tornasse dos Reds. Assim, perderam apenas um confronto dos últimos 11 jogos contra o rival, e um capítulo especial desta sequência positiva completa um ano nesta quarta-feira (5).

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *